sexta-feira, 18 de abril de 2008

Origem e Significado da Ginástica Laboral

Origem
A Ginástica Laboral é praticada desde 1925, na Polônia, com o nome de Ginástica de Pausa, alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia. Em 1928, japoneses funcionários dos correios, praticavam visando qualidade de vida e produtividade. Na Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica surgiu no início dos anos 60. No Brasil, a ginástica laboral surgiu em 1969 para então contribuir em um índice menor de acidentes de trabalho. Várias ações isoladas contribuíram para o desenvolvimento da ginástica laboral, ao longo da década de 70. Em 1987, através da portaria n° 4602 do Ministério da Previdência e Assistência Social foi reconhecida a primeira doença popularmente chamada de “Doença dos Digitadores” ou a tenossinovite, conhecida hoje como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).


O que é Ginástica Laboral??
A Ginástica Laboral é a prática de atividade física durante a jornada diária, programada para ser realizada no próprio local de trabalho, para que não haja locomoção dos funcionários e nenhum atraso no trabalho, porém pode ser realizada em outro local da empresa. Todos os funcionários da empresa, voluntariamente, podem fazer parte. A atividade não causa fadiga e sudorese, por ser de curta duração (8 a 15 minutos) podendo ser realizada com o uniforme.

Tipos de Ginástica Laboral:

  • Ginástica Preparatória: Realizada no início da jornada de trabalho.
  • Ginástica Compensatória: Realizada durante a jornada de trabalho.
  • Ginástica de Relaxamento: Realizada após o expediente de trabalho.

A próxima publicação será sobre os Objetivos da Ginástica Laboral. Se você tem alguma crítica e/ou sugestão para a Equipe Sued ou caso queira a Ginástica Laboral da SueD em sua empresa, pode enviar um e-mail. Estaremos aguardando!!


Abraços a todos e Fiquem Com Deus
Equipe SueD

4 comentários:

Anônimo disse...

bem criativa sua resposta

Anônimo disse...

me ajudaram muuuuiiiitoooo com o meu trabalho de escola

Anônimo disse...

adorooooooooooooo vc me deram a resposta na boca da butija

Anônimo disse...

me ajudaram muito no meu trabalho do colegio tirei nota maxima obrigado